Quem Somos

Uma das características marcantes da internet é o seu caráter transnacional, o que significa dizer que a infraestrutura da rede, bem como os seus usos e regulações, tem poder de afetar diferentes sociedades, governos ou países. As dinâmicas da rede importam porque hoje vivemos no ambiente digital, lugar onde governos tomam decisões e cidadãos põem em prática boa parte das suas atividades.

O projeto Internet Governance, realizado no âmbito da área Sociedade da Informação do Centro de Tecnologia e Sociedade - CTS/FGV, procura abordar os diferentes processos da governança e regulação da internet, com objetivo de propor sugestões que possam ser utilizadas com a finalidade de elaborar políticas públicas e práticas privadas sustentáveis. Nessa perpectiva, analisamos os mecanismos de governança e regulação da internet e o desenvolvimento e promoção de estratégias que permitam tornar os indivíduos sujeitos ativos e empoderados no ambiente online.

O projeto foca três camadas da governança da internet - infraestrutura, aplicativos e políticas digitais - todos organizados em três eixos temáticos: o Sustainable Connectivity, que consiste na análise de sistemas alternativos de acesso à internet, tais como as redes comunitárias, e identificação de boas práticas com a finalidade de promover a expansão sustentável da infraestrutura internet e a inclusão digital.

O segundo eixo, Sustainable Apps, refere-se a estudos sobre o  impacto das condições de uso de aplicativos sobre os usuários da internet, a fim de promover um desenvolvimento respeitoso dos direitos fundamentais do indivíduo.

Já o Sustainable Policy, consiste na organização de iniciativas com caráter pedagógico para capacitar indivíduos, oferecendo as competências essenciais para enfrentar os desafios do ecossistema digital.