Time

  • Luca Belli, PhD,

    é pesquisador sênior do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, onde coordena o Projeto “Internet Governance @ FGV”. Luca também é pesquisador associado no Centro de Direito Público Comparado da Universidade de Paris II. Antes de se juntar ao CTS, Luca trabalhou como agente na Unidade de Governança da Internet do Conselho da Europa; serviu como especialista em Neutralidade da Rede para o Conselho da Europa; trabalhou como consultor da Internet Society e como pesquisador PhD na Universidade Panthéon Assas (Paris II). 

    Luca já escreveu e editou 6 livros, dentre os quais se destacam De la Gouvernance à la Régulation de L'Internet, editado por Berger-Levrault, Paris e Net Neutrality Compendium, editado por Springer. Seus trabalhos sobre Neutralidade da Rede foram particularmente influentes e foram citados pelo Relatório de Liberdade de Expressão e Internet do Special Rapporteur para Liberdade de Expressão da OEA e utilizados pelo Conselho da Europa a fim de elaborar a Recomendação do Comitê de Ministros sobre Neutralidade da Rede. 

    Nos últimos anos, Luca participou ativamente como palestrante numa ampla variedade de conferências relacionadas à Internet na UE, no Brasil e a nível internacional. Luca esteve na origem de três Coalizões Dinâmicas (CDs) do Fórum de Governança da Internet das Nações Unidas: a CD sobre Neutralidade da Rede, a CD sobre Responsabilidade das Plataformas e a CD sobre Conectividade Comunitária. Além de pesquisar as diversas facetas da governança e regulação da Internet, Luca é motivado pela crença de que os processos de governança da Internet podem ser utilizado para produzir resultados concretos de maneira colaborativa. Nesta perspectiva, todas as CDs que ele co-presidiu nos últimos anos produziram resultados tangíveis, tais como relatórios, marcos regulatórios, recomendações, declarações de política e manifestos. 

    Luca é cidadão italiano e brasileiro. Mora no Rio de Janeiro e se define como uma pessoa muito feliz. 

     

  • Cristiana Gonzalez

    é doutoranda em Relações Internacionais e pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Foi assessora técnica do Comite Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), pesquisadora no Instituto Brasileiro de Direitos dos Consumidores (IDEC) e coordenadora de projetos da Associação para o Progresso das Comunicações (APC). Trabalhou por seis anos no GPOPAI - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Acesso à Informação - da Universidade de São Paulo, em temas como acesso à informação e direitos autorais.