Time
-
Luca Belli, PhD,
é Professor de Governança e Regulação da Internet na Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, e pesquisador associado no Centro de Direito Público Comparado da Universidade Paris 2. Luca é mestre (JD) em direito pela Università degli Studi di Torino e doutor (PhD) em direito público pela Université Panthéon-Assas Paris 2. Antes de se juntar à FGV, Luca atuou líder de projeto na Unidade sobre Governança da Internet do Conselho da Europa.
Luca é autor de mais de trinta publicações científicas em inglês, francês, português, italiano e espanhol, entre as quais “De la gouvernance à la régulation de l’Internet” (Berger-Levrault, 2016); “Net Neutrality Compendium” (Springer, 2016); “Platform Regulations: How Platforms are Regulated and How They Regulate Us” (FGV, 2017) e “Gobernanza y Regulaciones de Internet en América Latina” (FGV, 2018). Seus trabalhos foram citadas pelo Relatório sobre Liberdade de Expressão e Internet do Relator Especial da OEA para a Liberdade de Expressão (2013); utilizados pelo Conselho da Europa, para elaborar a Recomendação do Comitê de Ministros sobre a Neutralidade da Rede (2016); citados para o relatório The State of the Internet do regulador francês das telecomunicações (ARCEP, 2018); e publicados ou citados por jornais como Le Monde, BBC, The Hill, O Globo, El Pais, El Tiempo, La Vanguardia e La Stampa.
Luca é também o fundador e coordenador de três grupos de trabalho multissetoriais do Fórum de Governança da Internet das Nações Unidas, ditos Coalizões Dinâmicas, dedicados à Neutralidade da Rede, à Responsabilidade das Plataformas online e às Redes Comunitárias Comunitária. Ele é doutor em direito público pela Univesité Panthéon-Assas, Paris 2, e mestre em direito pela Universidade de Turim.
-
Jhessica Reia, PhD,
é Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-UFRJ), com período na modalidade doutorado-sanduíche, no qual atuou como Graduate Research Trainee na McGill University. Mestre em Comunicação também pelo PPGCOM da ECO-UFRJ. Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo.
Trabalha como Pesquisadora e Líder de Projetos do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (CTS-FGV), atuando na linha de pesquisa "Indústrias criativas, cultura e acesso ao conhecimento", na qual coordenou os projetos "Shadow Libraries: The Ecology of Access to Educational Material in Developing World Universities" (IDRC/Columbia University) e "CODE - Understanding the Socio-Economic Impact of Copyright in the Digital Economy" (IDRC). Também co-coordena o projeto "Discrimination vs. Data Control in Brazilian Smart Cities" (OSF). Pesquisadora visitante no McGill Institute for the Study of Canada (MISC) entre 2015 e 2016. Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NEPCOM-UFRJ) entre 2011 e 2017.
Atualmente desenvolve, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a pesquisa de pós-doutorado intitulada "A ordem da noite urbana: Regulação, resistência e disputa pela cidade na vida noturna do Rio de Janeiro". Também atua como pesquisadora da Quebec English-Speaking Communities Research Network, vinculada à Concordia University e do Street Music Research Group, da Monash University. Autora e organziadora de diversas publicações científicas, destacando-se "Shadow Libraries: Access to Knowledge in Global Higher Education" (The MIT Press, 2018); ""Horizonte Presente: Tecnologia e Sociedade em Debate" (Letramento, 2018); "Mapping Digital Media Brazil" (FGV Direito Rio, 2014); entre outras. Realiza pesquisas relacionadas aos temas: comunicação urbana; cidades inteligentes; estudos culturais; música; estudos da noite; cultura digital; novas tecnologias; pirataria; direito autoral; regulação; informalidade e cultura livre.
-
Luã Fergus
é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo participado, em 2016, do Programa de Mobilidade Internacional, alocado na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é assistente de pesquisa do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV DIREITO RIO (CTS/FGV) e Community Manager do projeto CyberBRICS. É membro fundador do Youth Observatory Special Interest Group, da Internet Society (Youth SIG - ISOC), onde atuou como Chefe da Comissão Editorial no biênio 2015-17. Realiza pesquisas relacionadas aos temas: acesso ao conhecimento e direito autoral, exploração de dados e direitos humanos, governança da Internet com enfoque na responsabilidade de intermediários.